27 de octubre de 2006

O espanhol Gabriel Pérez-Barreiro é o curador da 6ª Bienal do Mercosul.


A escolha de Pérez-Barreiro – primeiro estrangeiro a assumir a curadoria geral - faz parte da proposta de renovação do projeto curatorial adotado pela Bienal do Mercosul em edições anteriores.

A próxima Bienal do Mercosul, prevista para se realizar entre setembro e novembro de 2007, tem novo curador: o espanhol Gabriel Pérez-Barreiro.
Nesta 6ª edição, a Bienal traz inovações: terá artistas no papel de curadores e terá um artista a frente do programa educativo. Vai abolir a tradicional seleção por países - em que curadores das nações participantes apontam os artistas que irão representá-las - e vai assumir um modelo mais livre, acima das "geografias políticas".
Além disso, não vai se basear em um tema, mas em uma metáfora, a da "terceira margem do rio", do conto homônimo de João Guimarães Rosa. Com isso, pretende indicar a possibilidade de a cultura criar um terceiro espaço - distinto das oposições - um lugar independente no qual o sujeito pode romper com os binômios limitadores de sua realidade.
"A Terceira Margem do Rio" ainda serve de metáfora das geografias regionais e globais. Estabelecendo uma relação do Mercosul para com o mundo e do mundo para o Mercosul.
O que planeja Grabriel Pérez Barreiro
1 - Artistas internacionais serão convidados a visitar regiões de
fronteira no Rio Grande do Sul. Poderão fazer intervenções no local,
ou, a partir das experiências, fazer exposições em Porto Alegre.
2 - A 6ª Bienal do Mercosul terá duas exposições monográficas em torno de dois artistas ainda a serem definidos: um de perfil contemporâneo e outro já "histórico" (não necessariamente brasileiros).
3 - No módulo Conversas, os curadores escolhem oito
artistas e perguntam a eles que outros artistas dialogam com seus trabalhos. Em cada sala, fica um artista e seus três convidados.
4 - Na exposição Zona Franca, quatro curadores apontam os
melhores trabalhos que viram nos últimos cinco anos em qualquer país. Não há temática. O único critério é a qualidade.

Gabriel Pérez-Barreiro - espanhol, 36 anos - é curador, desde 2002, da coleção de arte latino-americana do Blanton Museum of Art, em Austin, Texas. É doutor em História e Teoria da Arte pela universidade de Essex, Inglaterra, com tese sobre o construtivismo na Argentina - em especial, o chamado Movimento Madí, na segunda metade dos anos 1940. Foi Diretor de Artes Visuais da American Society em Nova York por três anos até 2002 e curador da Coleção de Arte Latino-americana da Universidade de Essex entre 1993-1998. Tem curado e produzido numerosas exposições de arte latino-americana na Europa e nos Estados Unidos, entre elas, mostras de Lygia Clark, Geraldo de Barros, Rivane Neuenschwander e Iran do Espírito Santo. Atualmente, está preparando The Geometry of Hope: Latin American Geometrical Abstraction from the Patricia Phelps de Cisneros Collection para o Blanton Museum of Art e a Grey Art Gallery de Nova York. Tem proferido palestras sobre arte latino-americana em diversas instituições, entre elas, o MoMA de Nova York, o Metropolitan Museum of Art, Havard University, o Museu Guggenheim, a Oxford University e a Fundação Iberê Camargo.

http://forumpermanente.incubadora.fapesp.br/portal/mercosul

No hay comentarios.: